Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais De 2014

Em 2014 consegui ouvir mais música que em 2013, mas como acontece com todos nós muita coisa passou em branco, e nessa enorme nuvem com certeza estavam álbuns que poderiam figurar na lista com os preferidos do ano para o Pequenos Clássicos Perdidos.

Então é muito provável – como sempre rola nesse tipo de publicação – que você, leitor, não encontre entre os dez discos aqui presentes aquele que te fez a cabeça durante o ano passado. Além do mais, gosto é gosto e não seguimos ordem de relevância, valor nem nada do tipo; a lista é bem pessoal e segue um único critério: me pegar pelo coração.

Dito isso, vamos ao que interessa. Logo abaixo estão os 10 melhores álbuns lançados no Brasil durante 2014 segundo o crivo do PCP, e como nas listas dos anos anteriores não vem em formato de ranking. Porque acreditamos na justiça.

***

Lupe De Lupe – Quarup

No álbum há dream pop, há shoegaze, há new wave, punk rock, tudo com um senso estranhamente pop, que o coloca – ou deveria colocá-lo – não só nas listas ‘alternativas’ de melhores discos do ano, mas também naquelas que supostamente formam opiniões através das grandes mídias… (Leia mais)

***

The Soundscapes – A Lifetime A Minute

A lifetime a minute é daquele tipo de álbum que te dá um gás pra aguentar os trancos do dia a dia, que te tira da realidade e te transporta – mesmo que mentalmente – pra um lugar mais bacana… (Leia mais)

***

Juçara Marçal – Encarnado

Não vejo uma maneira e desatar o enorme nó que são suas 12 faixas, das autorais às versões, mas engrosso o coro que põe este álbum entre os grandes de 2014. Música brasileira para fãs de Sonic Youth, ou vice-versa… (Leia mais)

***

Cachorro Grande – Costa Do Marfim

Recheado de elementos eletrônicos e coberto por uma camada adocicada de psicodelia, o disco de 11 faixas é uma trip pelo rock extasiado que fazia a cabeça da molecada lá no começo dos anos 90… (Leia mais)

***

llOVNI – a vida eh breve

Pós-punk pesado, soturno; sombrio sim, mas nada deprimido. Quando ouvi a vida eh breve pensei num híbrido de Black Future – sem o ‘sotaque carioca’ – e Jesus and Mary Chain circa Darklands…. (Leia mais)

***

This Lonely Crowd – Möbius And The Healing Process

O resultado é um trabalho denso, barulhento, ora caótico, ora melancólico, invariavelmente catártico. Guiado pelas guitarras pesadas, Möbius and the healing process é outro êxito dos curitibanos e mesmo esculpido nas sombras os coloca novamente sob os holofotes como uma das melhores bandas nacionais da atualidade… (Leia mais)

***

Câmera – Muntain Tops

Alternando e casando barulho (menos) e melodia (mais), os mineiros provam que é possível reeditar o passado sem parecer saudosista, e assim cravaram um dos melhores álbuns do ano… (Leia mais)

***

Containers – Free Of Me

Um disco de texturas, tanto das guitarras quanto dos vocais. Lembra o Cocteau Twins nos momentos mais pop, mais ‘pés no chão’, mas é inegavelmente um álbum dream pop, quase sempre lento, melancólico e invariavelmente onírico… (Leia mais)

***

Super Amarelo – For Your Babies

For your babies, primeiro disco da banda que já tem quase dez anos de estrada, compila em suas 10 faixas tudo aquilo que nós amamos: Pavement, Sonic Youth, Built to Spill, Teenage Fanclub, um universo de guitarras e simplicidade… (Leia mais)

***

Suíte Super Luxo – Entre A Piscina E O Trampolim

Entre a piscina e o trampolim é um puta disco de rock, divertido, energético, daqueles pra dançar (bêbado) e cantar do começo ao fim, sem se preocupar com nada – muito menos com rótulos… (Leia mais)

Anúncios

Um comentário sobre “Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais De 2014

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns Internacionais De 2014 | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s