Lupe De Lupe – Quarup (2014)

Quarup, o mais recente álbum do quarteto mineiro Lupe de Lupe, é quase uma odisseia: suas 21 faixas são praticamente a soma do número de canções de seus três discos anteriores, o que em tempos de urgência já é um fato a ser notado.

A banda, que emprestou o título deste novo trabalho da obra de Antonio Callado, ousou em criar algo longo na era do efêmero, correndo o risco de ser atropelada e esquecida; mas ouvir Quarup com a devida atenção é mergulhar em pequenas histórias, ora engraçadas, ora melancólicas, e se deixar levar pelas ondas de distorção que vem e voltam. O tempo vai passando, você escuta as 21 músicas e nem percebe. Ateste.

Entrar em detalhes sobre as letras do álbum seria como resenhar um livro de pequenos contos, então destaco apenas SP (Pais solteiros), que me pegou pelos calcanhares paulistanos citando Polara, Hurtmold, Jair Naves, Sinewave e falando da dificuldade que é viver numa terra separatista cheia de pessoas conservadoras e sem cérebro, o que muitos dos meus conterrâneos não enxergam.

A melodia e o barulho dividem naturalmente o espaço de Quarup, e se de um lado temos “Colgate”, no outro extremo temos “Jurupari”, com a participação do ruidoso Cadu Tenório. No álbum há dream pop, há shoegaze, há new wave, punk rock, tudo com um senso estranhamente pop, que o coloca – ou deveria colocá-lo – não só nas listas ‘alternativas’ de melhores discos do ano, mas também naquelas que supostamente formam opiniões através das grandes mídias.

Altamente recomendado!

Anúncios

2 comentários sobre “Lupe De Lupe – Quarup (2014)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2014 | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  2. Pingback: Aldan – Pode Ser Que Daqui A Algum Tempo Eu Tenha 30 (2015) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s