My Bloody Valentine, 1988: Creation Records, You Made Me Realise e Além…

 

Há 30 anos, em agosto de 1988, o shoegaze já existia. Talvez não oficialmente, mas pense nos irmãos Reid, em Cocteau Twins, Loop, A.R Kane e você verá que a semente da cena que se auto celebra já havia sido plantada. Mas não existia ainda aquela antena pra captar e distribuir a revolução dos sapatos e dos pedais, não existia “You made me realise”…

Voltando alguns meses no tempo, estamos em janeiro daquele ano. O My Bloody Valentine, que em 87 contratou Bilinda Butcher, despediu David Conway e deu uma guinada angular em sua sonoridade – até então ligada mais ao pós-punk que em qualquer outra coisa – estava em Canterbury tocando com o Biff Bang Pow!, banda do fundador da Creation Records, Alan McGee, que após vê-los no palco decidiu chamá-los para gravar um single em seu selo. A história da música, mais uma vez, era reescrita.

O quarteto irlandês foi a um estúdio em Walthamstow, no leste de Londres, e em menos de uma semana gravou cinco canções. Uma delas seria lançada como single e daria nome ao EP: era “You made me realise”. Ali, em pouco mais de três minutos (na versão disco, claro. Ao vivo, com o ‘holocausto’, chega fácil aos 15…), o My Bloody Valentine – e mais especificamente seu líder, o senhor Escudos – retorcia e esticava as possibilidades do uso dos pedais de distorção, e começava definitivamente a relação de amor entre Shields e o Tremolo. Em 08 de agosto tanto o single – que estreou em 2° lugar na parada britânica indie – quanto o EP viram a luz do dia através das janelas da Creation, a mesma Creation que em novembro lançaria o primeiro disco cheio do MBV, mas antes disso, um mês antes, essa história continua ao som de “Feed me with your kiss”. Até lá!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s