Não é nenhum segredo – ou ao menos não deveria ser – que uma das grandes influências na música do Death Cab For Cutie é o Teenage Fanclub. Basta ouvir o primeiro e conhecer minimamente o segundo pra sacar isso. Ponto. E no ano passado o vocalista dos Cuties, Ben Gibbard, atestou esse fato quando regravou na íntegra o segundo álbum dos escoceses, o maravilhoso Bandwagonesque.
Demorei a ouvir a releitura, não por ter alguma aversão a Gibbard ou sua banda, mas por amar o disco homenageado a ponto de refutar a simples ideia de um tributo assim. Além disso, pensei: ‘se essa porra for ruim vou pegar um bode eterno do Death Cab, e não quero isso’; mas esses dias alguém compartilhou naquela rede social da polarização a versão de “Star sign” e decidi quebrar o tabu. Logo “Star sign”, a música que me fez amar os Teenagers há quase uma vida, que me levou às lágrimas no show que vi deles, enfim…
Apertei o play, e o que escutei automaticamente me levou a “Alcoholiday”, e daí em diante eu já estava vendido. Meus parabéns, Mr. Gibbard, você conseguiu! Regravou uma das pedras fundamentais do rock alternativo – e mais importante que isso, claro, um dos álbuns da minha vida besta – sem a menor cagada ou deslize.
Ouça (ou tente ouvir) sem comparar ao original.