Beat Happening – Jamboree (1988)

 

Porra, já faz 30 anos que Jamboree foi lançado. 30 anos! Não sei se fico feliz por ser de certa forma contemporâneo ao segundo disco do Beat Happening ou se choro pelo peso que a expressão ’30 anos’ carrega. Bom, foda-se, vamos a ele.

Já contei resumidamente aqui no blogue a importância de Calvin Johnson para a história da música subterrânea ianque, desde sua ligação com o nascimento da Sub Pop, passando pelo nascimento da K Records, o envolvimento com as riot grrrls e, claro, o próprio Beat Happening, uma espécie de instituição do rock lado B universal.

Então vamos pular tudo isso e ir direto a Jamboree, sucessor da homônima estreia da banda de Olympia. O álbum saiu via K (óbvio) e Rough Trade, teve uma mãozinha na produção com as presenças de Steve Fisk, Mark Lanegan e Gary Lee Conner (aka metade do Screaming Trees), e se é, hmmm, mais limpinho que o anterior, não foge à estética e/ou jeito Beat Happening de fazer música: é meio desleixado, lo-fi, simplão até e por isso mesmo ‘sincero’ até os sulcos.

São pouco mais de 23 minutos só com hinos, um atrás do outro, mas não dá pra falar qualquer coisa sobre este disco sem citar, claro, “Indian summer”. Nem sei quantas pessoas regravaram a terceira faixa de Jamboree, o que levou Dean Wareham (Galaxie 500, Luna – que inclusive a regravou também) a fazer piada chamando a música de “Knocking on heaven’s door” do indie, no ótimo documentário ‘The Shield Around the K: The Story of K Records’.

Independente disso, as 11 canções deste álbum – e todas outras do Beat Happening, diga-se – são a prova de que simplicidade e perfeição cabem tranquilamente na mesma frase.

Essencial!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s