Pia Fraus – Field Ceremony (2017)

 

Desconheço completamente a cena musical da Estônia, mas vem de lá uma de minhas bandas favoritas da safra shoegaze do começo dos anos 2000, o quinteto Pia Fraus. A banda foi formada nos últimos suspiros da década de 90, e desde 2001 vem lançando belíssimos álbuns (o primeiro que ouvi e até hoje segue como meu favorito é In solarium, de 2002), mesclando às distorções sonhadoras elementos eletrônicos para soar como algo entre o My Bloody Valentine e o Stereolab.

Desde 2009 não lançavam um disco cheio, até que em outubro do ano passado deram ao mundo Field ceremony, seu quinto álbum e quarto pelo próprio selo, Seksound Records. O novo trabalho traz dez faixas com menos sintetizadores que os anteriores, mas excetuando esse detalhe a banda mantém aqui a mesma pegada do que fez até hoje: canções iluminadas e frias como uma tarde de outono. Penso que não há melhor definição para sua sonoridade.

E em meio ao atual sem número de bandas congêneres, penso também que o mergulho mais lento e profundo deveria definitivamente ser na música do Pia Fraus.

Altamente recomendado!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s