Sonic Youth – Dirty (1992)

O que o Sonic Youth e Dirty – seu sétimo álbum – fizeram por mim no começo dos anos 90 foi o mesmo que clássicos como Exile on main st. ou Black Sabbath, por exemplo, fizeram por tantos nos anos 70.

Era um período de profunda transformação; de assistir o Lado B e o Gás Total, de deixar o cabelo crescer – ou raspá-lo, fazer moicano, tingí-lo de azul -, de se apaixonar por várias garotas ao mesmo tempo – e sofrer por todos esses amores -, de descobertas sexuais e psicotrópicas, de usar coturno e bermuda, de sessões insanas de skate, de discutir filosofias, de ir à Galeria atrás de novidades, de escrever com caneta de tecido o nome de sua banda favorita numa camiseta velha, e, claro, de não pensar no futuro…

Essa grande confusão que é a formação de uma personalidade, esse caos de muitas e constantes mudanças, pra mim fluia exatamente como as guitarras de “100%”: ora seguindo um padrão, ora sofrendo convulsões e espamos tão anárquicos quanto as ideias dos então lidos e queridos autores anarquistas.

Colocar o Dirty pra tocar, ver seus vídeos na MTV, sair à noite pra sacudir em porões, comprar discos, ou fazer coisas corriqueiras, como ir à escola; tudo dava a sensação de fazer parte de algo maior. Era como um filme particular, sem edição nem direção; as cenas simplesmente aconteciam.

A trilha sonora desse filme era politizada como “Youth against the fascism”, crítica como “Sugar kane”, chapada como “Theresa’s sound world”, melancólica como “JC”, caótica como “Nic fit”, apaixonada como “Wish fulfillment”…

Historica e musicalmente, Dirty não tem o peso de Daydream nation ou Sister, mas pessoalmente catalisa em suas 15 faixas uma fase complexa do grande jogo que é a vida. Essa etapa ficou para trás, mas ainda hoje, 20 anos depois, Dirty permanece na trilha sonora.

Essencial! Ao menos pra mim.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s