Boris – Attention Please (2011)

Depois ainda dizem que os nossos japoneses são melhores do que os outros…

Formado em 1994 em Tóquio, o trio ultra experimental Boris é a prova de que a terra do sol nascente é muito mais que karaoke, metal farofa e ídolos pop.

O cerne da banda são Wata, Atsuo e Takeshi, mas volta e meia colaboradores surgem e desaparecem; e é nesse caos criativo que nestes 17 anos de carreira o grupo já lançou mais de 20 álbuns, que vão da psicodelia ao metal, do drone à música ambiente.

Em 2011 a prolificidade permanece alta, e o Boris chega não com um, mas com dois discos, ambos lançados pela Sargent House. Hoje, o PCP põe na roda um desses álbuns, Attention Please.

Como dá pra notar ouvindo a faixa acima (“Party boy”) ou a homônima que abre o disco, os blips e beats da música eletrônica marcam ponto no novo trabalho dos japoneses, mas as conhecidas guitarras que variam entre o barulho e a viagem contaminam – ainda bem – cada uma das 10 músicas do disco.

Seja no indie rock à Sonic Youth de “Hope”, “Les Paul custom ’86” e “Spoon” ou no dream pop lisérgico de “See you next week”, o Boris mostra que mesmo com o crossover é basicamente uma banda de rock.

O experimentalismo margeia o álbum mas não chega propriamente a invadi-lo. A mais explícita nesse sentido é “Tokyo wonder land”, uma salada entre o noise das guitarras e a sutileza das batidas.

Ainda não ouvi Heavy rocks, o irmão gêmeo de Attention please, mas vindo das mãos desses insanos orientais pode-se esperar – para o bem e para o mal – qualquer coisa.

Neste caso, acertaram em cheio.

Altamente recomendado!

Anúncios

4 comentários sobre “Boris – Attention Please (2011)

  1. Pingback: Youngteam – Daydreamer (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s