Beastie Boys – Ill Communication (1994)

 

Onde você estava em 1994? Eu estava no último ano do ensino médio (aka segundo grau ou ainda colegial), com calças imensamente maiores que minhas pernas sobre um skate que tinha rodas infinitamente menores que o necessário.

Era um tempo doido, completamente doido, cheio de descobertas e experiências de todos os tipos e sentidos, juventude explodindo pelos poros, e quem estava lá lançando mais um disco pra servir como trilha sonora dessa loucura? Os Beastie Boys, claro.

Em 31 de maio daquele ano os meninos bestas despejaram sobre nossas cabeças uma coleção explosiva de músicas reunidas sob o nome Ill communication. Rap, punk, jazz, budismo, samples e o caralho escambau misturados e servidos como uma continuação natural de Check your head, de 92.

Os dois inclusive são bem próximos: orgânicos, pulsantes e musculares, cheios de clássicos instantâneos feitos sob medida pra pirar a cabeça da molecada (Ill communication SÓ abre com o hino “Sure shot”…). Mas aqui os Beasties atingiram de vez a audiência global porque à época havia uma MTV que também fazia a cabeça da geral, e neste disco há um clipe que fez história na emissora – e no audiovisual como um todo. “Sabotage”, né gente?

 

 

O vídeo dirigido por Spike Jonze parodiando os seriados policiais dos anos 70 fez tanto sucesso que levou o disco ao primeiro lugar na parada da Billboard e alavancou suas vendas garantindo a platina tripla ao grupo (mais de 3 milhões de álbuns vendidos).

Mas para além desse ‘pequeno’ detalhe Ill communication é irrepreensível. Seja com as pauladas “Tough guy” e “Heart attack man” ou com os grooves poderosos de “Root down” e “Alright hear this” (pra citar só 1/5 das faixas), não há aqui um ponto fraco, uma música mais ou menos daquelas que se pula durante a audição.

 

 

E em comemoração aos 25 anos do álbum a Amazon está lançando o documentário “Still Ill: 25 Years of the Beastie Boys’ Ill Communication”, um vídeo com entrevistas de Mike D e Ad-Rock falando sobre a construção musical e histórica do disco. Assista o mini-doc logo abaixo, ouça o álbum e vamos todos celebrar o aniversário deste clássico essencial.

Dedicado ao grande MCA ❤

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s