Finalmente veio ao mundo no último 16 de maio a segunda cria da banda mineira The Us, o EP de 5 faixas chamado The sky was open, via TBTCI Records – selo do aparentemente incansável trabalhador Renato Malizia.
Após uma pausa para respiro, o quarteto belorizontino voltou a trabalhar ao lado de Leo Moraes no estúdio Pato Multimídia e pelo que se ouve no disco esse hiato em que entraram lhes fez muito bem.
Não mudaram a fórmula presente em Free fall (de 2013), mas balancearam a equação pós-punk/dream e jangle pop até antigirem o equilíbrio perfeito. Não há outra forma de descrever canções como “Save me” e “Illusions in the wind”, ambas calcadas numa harmonia fodida absurda entre as duas guitarras, tendo à frente a (cada vez mais) doce e entorpecente voz de Daysi Pacheco.
Numa utopia qualquer uma das músicas de The sky was open teria lugar garantido em boas rádios de rock, mas como vivemos num país completamente distópico, cabe a nós espalhar pelos subterrâneos a beleza de trabalhos como este.
Altamente recomendado!