Os Mutantes – Os Mutantes (1968)

 

Em 1968 um sem número de discos transformadores foi lançado. A psicodelia recém-nascida encharcava com LSD o cérebro da juventude colorida e servia como combustível para bandas de rock mundo afora, inclusive no brasil varonil dos insuportáveis intelectuais da mpb.

Como já escrevi por aqui ninguém – ou ao menos ninguém que eu conheça – foi tão longe e em tão pouco tempo na seara lisérgica (inter)nacional quanto os Mutantes. Rita, Arnaldo, Sérgio e cia. estavam anos-luz além do que acontecia por aqui; aliás estavam anos-luz além do que acontecia no universo. um resultado final ‘coeso’.

Obviamente não vou meter o louco e menosprezar a infindável lista de bolachas psicodélicas que chegou à terra há 50 anos, mas vou sim reiterar: ninguém tinha o humor d’Os Mutantes, ou Rogério Duprat, ou Cláudio César, ou a riqueza da música brasileira pra ser misturada e/ou diluída no rock. E tudo isso está já no primeiro disco deles. Porra, imagina o impacto de um álbum desses rodando nas vitrolas das salas de jantar da tradicional família brasileira em tempos de bossa nova/iê iê iê.

Samba, baião, jazz, chanson française, música clássica, Mamas & The Papas, Françoise Hardy, Sivuca, Gil & Caetano, eletricidade explícita, distorção feita com pedal de máquina de costura (sim, aquele efeito no riff de “Bat macumba”), gravação em fita tocada ao contrário…é uma mistura tão absurda, tanta coisa derretida na mesma panela que chega a ser impensável, mas é como eu disse: ninguém foi tão longe quanto Os Mutantes. Prove-me o contrário e eu lhe dou um doce.

Boa viagem!

 

2 comentários sobre “Os Mutantes – Os Mutantes (1968)

  1. Camarada, vc tem toda razão. Até hj os caras são revolucionários. Soam vanguarda. Excelente lembrança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s