Sonic Youth – Evol (1986)

Em maio de 1986 os preferidos da casa Sonic Youth lançavam seu terceiro álbum, Evol, e assim davam um passo enorme em direção ao futuro onde se tornariam expoentes do rock independente e colocariam mainstream e underground sob o mesmo teto de dissonâncias, distorções e experimentações barulhentas – inacreditavelmente – aliadas a um senso melódico quase pop (Sister e Daydream nation viriam ao mundo nos dois anos seguintes).

Com a saída do ‘manobrista’ Bob Bert e a entrada de Steve Shelley na bateria os nova-iorquinos ganharam ritmo e uma nova estrada de possibilidades musicais. Não abandonaram a escola no wave de onde vieram, mas incluíram em sua grade novas matérias; não ordenaram o caos, apenas passaram a moldá-lo de acordo com sua vontade e suas estranhas afinações.

Evol foi gravado e mixado pelo lendário Martin Bisi e lançado pela também lendária SST. Lydia Lunch, parceira da banda há tempos, escreveu a letra da sombria “Marilyn Moore” (‘Sound asleep till right until day, frustrated desire turns you away. And turns you insane, over and over…), e o amigo e baixista Mike Watt (do Minutemen) tocou nas faixas “In the kingdom #19” e “Bubblegum” (cover do maluco Kim Fowley, aquele que entre tantas outras coisas ‘montou’ as Runaways). A capa traz uma foto da modelo e atriz do submundo Lung Leg, mesma do vídeo de “Death Valley ’69” e (momento Caras) ex-affair de Blixa Bargeld e Nick Cave.

Afora esses e outros detalhes técnicos que podem ser encontrados aos montes pela rede, este foi um dos discos do Sonic Youth que mais ouvi na vida (as incontáveis sessões na casa da minha irmã Maya…), e me lembro claramente de quando eles tocaram pela primeira vez em SP e abriram o show com a música que abre o álbum, “Tom violence”. Ou seja, há nessas 10 canções e pouco menos de 40 minutos uma carga emocional que vai muito além ‘da semente que germinaria nos dois discos seguintes’, e no fim é isso que realmente importa: o amor pela música que nos move.

Essencial!

Anúncios

2 comentários sobre “Sonic Youth – Evol (1986)

  1. Pingback: Ouça “Spinhead Sessions”, o ‘disco perdido’ do Sonic Youth gravado em 1986 | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s