VA – Sub Pop #5 (1982)

Todos sabem – ou deveriam saber – sobre a importância da grande Sub Pop para a música subterrânea norte-americana e mundial. A gravadora que se tornou conhecida durante a explosão do grunge, na virada dos anos 80 para os 90, surgiu muito antes disso, mais exatamente uma década antes.

No final dos 70’s Bruce Pavitt, um dos fundadores do selo, era estudante na cidade de Olympia, capital de Washington, quando começou a escrever um fanzine chamado Subterranean Pop (depois rebatizado Sub/Pop e finalmente Sub Pop), especializado em gravadoras independentes da terra do tio Sam.

Como vinha se tornando profundo conhecedor do assunto, Pavitt começou a gravar fitas cassete com as bandas sobre as quais escrevia para o zine, isso já por volta de 1981. No ano seguinte ele fez a primeira compilação ‘oficial’ da Sub Pop, a fitinha chamada Sub Pop #5, que vendeu incríveis 2 mil cópias e – provavelmente – deu gás para que ele continuasse com a ideia quando se mudou de Olympia para Seattle, onde em 1986 lançaria o primeiro disco de seu selo. Mas isso é história para outro dia.

Hoje a gente compartilha aqui no PCP o tal primeiro cassete oficial da Sub Pop, com 22 canções de 22 bandas absolutamente desconhecidas, diretamente do submundo roqueiro dos EUA de trinta e tantos anos atrás (“Spy vs. Spy” e “Men at work” são duas músicas, não os grupos toscos de mesmo nome).

A grosso modo Sub Pop #5 é pós-punk, não o pós-punk inglês, mais classudo (na falta de uma palavra melhor). É lo-fi pra cacete, igualmente experimental, sem a técnica do Bauhaus ou a verve sombria do Joy Divivion. As faixas são cruas, ruidosas, bem com cara do que viria a ser a Sub Pop, bem…grunge.

Ouça a coletânea e ateste. Ou não, claro.

Anúncios

Um comentário sobre “VA – Sub Pop #5 (1982)

  1. Pingback: Playlists PCP: Class of ’91 (Parte 01) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s