Pulp – Different Class (1995)

Entre 94 e 2001 o Pulp lançou quatro ótimos discos, mas foi exatamente há 20 anos, no dia 30 de outubro de 1995 que a banda do vocalista Jarvis Cocker – que até o ano anterior e His n’ hers corria meio por fora no propalado britpop – atingiu a fama, a fortuna e os escândalos e ficava lado a lado com Blur e Oasis.

Nesse dia, há duas décadas, a Island entregava ao mundo o quinto disco da banda de Sheffield, que já tinha então uma longa estrada percorrida. Senhoras e senhores, apaguemos as velinhas em comemoração ao aniversário de Different class.

Como não trabalho para a NME e não tenho todo tempo do mundo disponível para um enorme texto classudo, cheio de detalhes relevantes e novas histórias sobre a época e o álbum, vamos com poucas palavras e muita emoção, como de costume aqui no PCP.

Different class começou a ser gravado ainda na ressaca de His n’ hers, foi produzido pelo mítico Chris Thomas (o homem trabalhou com Beatles, Roxy Music, Pink Floyd e Sex Pistols, pra citar poucos nomes) e, como dito no primeiro parágrafo, pôs o Pulp no topo do mundo musical, ganhando o Mercury Prize, atingindo a primeira posição nas paradas inglesas e vendendo por lá – até 2011 – 1.255.000 cópias.

Além disso e de mais uma porção de ‘detalhes’, o disco emplacou dois hits desgraçadamente pop, grudentos, dançantes e ótimos: “Common people” e “Disco 2000” tocaram muito em muitos lugares diferentes, de rádios ‘antenadas’ à pista d’A Loca (deve tocar por lá ainda). Mas além dessas duas faixas estão as reais pérolas de Different class, com suas letras sobre sexo e relacionamentos disfuncionais, adultos que não conseguem crescer, classes sociais e todo o estranho universo mental de Jarvis e cia. A preferida por aqui hoje, 20 anos depois, é “Live bed show”; mas talvez amanhã seja outra, o álbum inteiro é predileto da casa, e nesses casos o melhor é ouví-lo novamente de cabo a rabo.

Essencial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s