Jair Naves – Trovões A Me Atingir (2015)

‘Dentro de mim um incêndio, uma guerra em que ninguém pode intervir…’.

Talvez esta não seja a frase mais impactante de Trovões a me atingir, último disco de Jair Naves, lançado de forma independente em fevereiro último. Mas desde que pus os ouvidos no álbum, essas palavras me parecem descrever bem o que Jair colocou em suas nove canções. Aliás, o que ele põe em TODAS as suas canções…

Porque observar um amadurecimento do compositor em relação à E você se sente numa cela escura…, uma maior sofisticação musical, etc, é discorrer sobre o óbvio. É de se esperar de um sujeito inteligente como ele evolua entre um trabalho e outro, que busque confrontar o que passou para dali em diante absorver e experimentar novas possibilidades; o grande ponto, a meu ver, é o tal incêndio, a guerra particular travada por Jair em seu próprio íntimo.

Essa forma de se enxergar – que provavelmente reflete diretamente o modo como ele enxerga o mundo ao redor – faz com que suas composições sejam sempre, sem exceção, viscerais, com os sentimentos em primeiro plano, sempre expostos. Um tipo de auto-retrato acinzentado, incomum em tempos de eterna felicidade colorida e relações efêmeras (em todos os planos).

E se musicalmente Trovões a me atingir é menos agressivo que seu antecessor, é igualmente dissonante, especialmente em relação ao que o mercado vende como ‘rock nacional’. Numa utopia seria diferente, mas na distópica realidade (cultural) em que vivemos o simplório, o fácil e o tosco continuam sendo o prato principal para as massas. Felizmente para nós há gente como Jair Naves.

Altamente recomendado!

Anúncios

Um comentário sobre “Jair Naves – Trovões A Me Atingir (2015)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais De 2015 | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s