Em 1991 1/4 do mundo era grunge, 1/4 era metaleiro farofa, 1/4 era (proto) clubber e o último 1/4 era shoegaze. Ok, provavelmente a proporção não era bem essa e a fatia de bandas gazer nesse bolo era bem menor, mas o mundo é mesmo injusto e ponto.
O lance é que grande parte dessa galera que curtia olhar pros próprios sapatos enquanto deitava o cabelo nos pedais bebia basicamente da fonte My Bloody Valentine, o que não era (nem é) necessariamente um problema. Mas por outro lado, engolido pelos 3/4 citados no primeiro parágrafo e também pelos demais gazers, havia o Chapterhouse. E Whirlpool, seu primeiro disco.
Lançado originalmente em 91 pela Dedicated e reeditado em 2006 pela Cherry Red com sete faixas bônus retiradas de três EPs da banda (Freefall, Sunburst e Pearl), este álbum é uma preciosa e desigual mistura das guitarras distorcidas da escola dream pop/shoegaze com grooves dançantes à madchester, sample de Led Zeppelin, drogas lisérgicas e consequentemente muito transe e derretimento.
Em meio aos grandes discos de 91, este com certeza tem um brilho único. Essencial!
Pingback: Playlists PCP: Class of ’91 (Parte 01) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS