Chapterhouse – EPs (1990-1993)

7199

Formado em 87 na Inglaterra (Reading, mais exatamente), o Chapterhouse surgiu como parte da cena shoegaze, mas entre seus dois álbuns oficiais (Whirlpool, de 91; e Blood music, de 93) derreteram ao som da dance music – como tantos outros roqueiros à época -, e assim criaram uma música híbrida, ora barulhenta, ora sonhadora e ora sacolejante.

Hoje o PCP presta uma pequena homenagem a essa que é uma das bandas favoritas da casa, não com seus dois álbuns acima citados, mas com os seis EPs lançados pela Dedicated entre 1990 e 1993.
Enjoy it!

Freefall (1990)

O primeiro EP do Chapterhouse abre com uma das melhores músicas do grupo, “Falling down”, em uma versão diferente da presente em Whirlpool. Batidas dançantes, guitarra carregada no wah wah e clima de Haçienda no ar. As demais faixas mostram quão barulhenta a banda pode ser (“Inside of me” é puro Sonic Youth).

Sunburst (1990)

Sunburst tem uma cover dos onipresentes Beatles (“Rain”), mas sua track ‘clássica’ é “Something more”, produzida por Robbin Guthrie (dos Cocteau Twins). Já a preferida do PCP é a guitarrenta “Satin safe”, boa pra sacudir a cabeça e o corpo.

Mesmerise (1991)

“Mesmerise”, a faixa título que abre o terceiro EP do Chapterhouse é uma das canções mais fantásticas lançadas pela banda. O clima de chill out lisérgico – que aliás dá o tom em todo o EP –  com batidas lentas (bastante percussão) e guitarra/vocal espaciais manda a mente pra longe enquanto derrete o corpo.

Pearl (1991)

A melhor música do Chapterhouse dá nome a esse EP. “Pearl”, com um pequeno sample do Led Zeppelin, beats dançantes e uma dose pesada de psicodelia é um dos hinos dos anos 90. Até hoje toca em clubes de rock, e até hoje me derrete os neurônios.

She’s a vision (1993)

Primeiro EP da era Blood music,”She’s a vision” mostra que o Chapterhouse mergulho fundo na dance music mas não perdeu as guitarras. A faixa-título fez bastante sucesso, e “Don’t look now” – que aparece em versão original e remixada – é exatamente um mix entre rock e dance, com influência clara de dub.

We are the beaultiful (1993)

Último EP do Chapterhouse, We are the beaultiful (hedonismo? quase nada.) tem uma sonoridade mais próxima de bandas do madchester (Charlatans, Inspiral Carpets) que seus antecessores, com guitarras menos barulhentas mas ainda com recheio de groove (ouça “Age” e ateste).

***

E como gostamos de correr riscos em prol da boa música no PCP, aponte o mouse aqui e seja feliz. Muito feliz!

Anúncios

5 comentários sobre “Chapterhouse – EPs (1990-1993)

  1. Pingback: Chapterhouse – Whirlpool (1991) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s