The Horrors – Skying (2011)

Os ingleses The Horrors caminham em uma direção cada vez mais oposta à garagem de onde saíram lá em 2005.

Da energia visceral de seu álbum de estreia, Strange house (2007) foram à barulheira gótica de Primary colours (2009). E agora em 2011 vão ainda mais longe das referências iniciais (Sonics, Cramps, etc) para flutuar entre as décadas de oitenta e noventa no seu novo disco, Skying (que sai em agosto, via XL Recordings).

Apesar de ser apontado em diversas críticas como um mergulho nos anos 80 (de Simple Minds a Human League, vejam bem!), o álbum me parece mais uma panela onde cabe uma porção de diferentes ingredientes.

As influências oitentistas estão presentes, sem dúvidas. O pós-punk que permeia as ideias de Faris Badwan desde Primary colours (e mais ainda em seu projeto paralelo, o Cat’s Eyes) ronda as 10 faixas de Skying, mas já em “Changing the rain” – que o abre – dá para perceber que nem só dos cadáveres góticos se alimenta o Horrors.

Há ecos de Bowie (se pensarmos no criador) ou de Suede (se pensarmos na criatura) nos vocais de Badwan – especialmente em “Monica gems”; há guitarras shoegaze de My Bloody Valentine e Ride em praticamente todo o disco; há uma pegada baggy nos beats de “Dive in”; há Neu! (se pensarmos no criador) ou de Stereolab (se pensarmos na criatura), com o transe por repetição em “Moving further anyway”; há a aura psicodélica permanente; enfim, o álbum é verdadeira uma miríade musical.

Com olhos e ouvidos voltados ao passado o Horrors consegue reciclá-lo e apontar para o futuro, e com Skying continuam sua trajetória evolutiva em direção a novas e constantes mutações, costurando aleatoriamente sua colcha de retalhos sonoros.

Recomendado!

Anúncios

3 comentários sobre “The Horrors – Skying (2011)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns De 2011 « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: TOY – TOY (2012) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  3. Pingback: Vídeo – The Horrors Live @ JD Roots (2012) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s