MX-80 Sound – Hard Attack (1977)

É como sempre digo, seja a respeito de novidades ou de velhas novidades, no submundo é que as coisas realmente acontecem.

Claro, há bandas que mesmo fiéis a uma certa estética e/ou modus operandi ligados de algumas (ou todas) formas ao universo alternativo acabam abraçadas pelo mainstream e lá enfiam sua postura goela abaixo de quem estiver disposto a engolir.

Mas fora da zona de conforto dos algoritmos e com o mindset desprogramado (hahahaha) é que o bagulho é doido, sempre doido. Vejam o caso de Hard attack, o primeiro disco cheio do MX-80 Sound (ou MX-80, como passaram a se chamar da metade dos anos 80 em diante). Lançado em 77, durante o início do tsunami punk, é qualquer coisa pós-punk. Aliás, é qualquer coisa. Duvido você apertar o play em “Man in the move” ou “You’re not alone” e não escutar ali a semente do que o Sonic Youth faria vários anos depois.

Mas no álbum também tem heavy metal, uns metais e teclados perdidos, algo próximo ao spoken word anárquico de John Cooper Clark; por vezes soa como um equivalente ianque ao Fall (o MX-80 é de Indiana, nos EUA), por outras lembra o Pere Ubu ou um Chrome menos eletrônico, mas no final das contas essas são comparações fragmentadas, porque numa visão (audição) geral, Hard attack não tem equivalentes.

Enfim, tudo isso foi escrito só pra dizer: vá além! Se você ama a música e é movido por ela, não se limite a escutar o que os serviços de streaming lhe sugerem; fuja do jabá óbvio, mergulhe fundo, leia sites pequenos (risos) e descubra o novo, mesmo que seja velho. Como o MX-80, que nasceu em 74, gravou ao menos 4 discos fodões – dos quais dois são absolutamente essenciais – e segue ainda na ativa, mesmo que (quase) ninguém os conheça. Até agora.

Aumente o volume, aperte o play e segura a trip!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s