Me lembro de ter visto algo sobre o lançamento do primeiro e homônimo disco do Algiers dois anos atrás, mas atropelado como sempre pela equação ‘lançamentos X tempo’ acabei passando batido pelo álbum. Baita cagada!
Recentemente o Jean Carlo, ex-amigo virtual que conheci no show do Deerhoof, compartilhou no fuckbook um vídeo da banda de Atlanta, ouvi, chapei, corri atrás do citado disco e bom, eis aqui mais um viciado na insólita e intensa mistura entre soul/gospel, garage/punk sujo e pós-punk que o grupo produz.
Em junho deste ano o Algiers irá lançar via Matador Records seu segundo trabalho, e na semana passada compartilharam através do canal do selo no youtube o primeiro single/vídeo do álbum de mesmo nome, The Underside of power.
O clipe foi dirigido e produzido por Henry Busby e Marcus Tortorici, e intercala imagens reais de manifestações e protestos com filmagens da banda e alguns atores numa espécie quartel general nazi, obviamente num jogo de inversão dos valores que a banda – com canções de forte cunho social – acredita e propaga.
A música, senhoras e senhores, é de uma força inacreditável. Tem uma aura gospel vibrante, daquele tipo que faz a alma sacudir junto ao corpo e que de repente te põe a bater palmas; mas junto a isso vem aquela já citada sujeira garage/punk pra dar o ponto na poderosa massa sonora dos caras.
Certamente um aperitivo para um grande álbum.
Cara, eu achei uma baita injustiça o primeiro album dos caras passar batido! É de uma força descomunal. E coincidentemente versa muito sobre racismo, num tempo que falar sobre esta na moda, mas os caras passaram despercebido…