Iggy Pop – The Idiot (1977)

 

Há 40 anos Iggy Pop lançava The idiot, primeiro de seus dois discos de 77 e sua estreia longe dos Stooges. Contando mais uma vez com seu amigo e também (quase) ex-junkie David Bowie na concepção, composição, gravação e produção do álbum, aqui o iguana dava um até logo para a fúria punk de sua ex-banda e ajudava a construir os pilares do pós-punk.

The idiot nasceu do mesmo útero europeu onde foram gestados os discos da ‘era Berlim’ de Bowie, e como eles traz uma enorme influência do krautrock alemão, mais lento e recheado de sintetizadores em detrimento dos riffs crus e acelerados de Raw power, seu último trabalho ao lado dos patetas.

Impossível ouvir “Funtime” e não pensar nas inúmeras bandas góticas/dark/industriais que surgiram dali pra frente e nos seus fãs dançando com as paredes. Aliás reza a lenda que Ian Curtis se suicidou ao som de The idiot, pondo fim de forma idiota a história Joy Division (ok, piada escrota e desnecessária).

O livro homônimo de Dostoyevsky deu nome ao disco, que foi gravado entre julho e agosto de 1976 na França e na Alemanha. Maiores detalhes técnicos podem ser encontrados à rodo na internet (como as participações essenciais de Carlos Alomar e Tony Visconti, os backing vocais de Bowie e sua participação durante as gravações como multi instrumentista e tecladista durante os shows da turnê do álbum), então caso lhe interesse não seja preguiçoso e corra atrás.

Por aqui a gente apenas comemora as 40 primaveras de The idiot e, claro, os 70 anos de Mr. Pop celebrados exatamente hoje, 21 de abril. Longa vida ao iguana!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s