The Amps – Pacer (1995)

ampspacer

 

No final de 1994 Kim Deal estava de saco cheio das Breeders e igualmente de saco cheio da irmã Kelly não segurar a onda com as drogas (heroína, sempre ela…), e decidiu que no ano seguinte iria gravar um disco solo. Chamou o batera das Breeders Jim Macpherson e mais dois parceiros da cena local (Luis Lerma e Nate Farley), disse até logo para Josephine Wiggs e com a nova gangue começou a gravar coisas para o tal álbum solo e para um possível novo disco de sua banda ‘original’.

No fim das contas Kim se empolgou e acabou batizando a banda de The Amps (à época e sempre brisada, ela passou a se chamar Tammy Ampersand, e o grupo seria Tammy and The Amps). O resultado das gravações ocorridas na Irlanda e nos EUA se chamou Pacer, e saiu em outubro de 95 via 4AD (na Europa) e Elektra (nos EUA).

As duas faixas de abertura – especialmente a segunda, “Tipp city” – fizeram um relativo sucesso no mundinho alternativo, mas Pacer não vendeu bem, etc, aquela história de sempre, e após excursionar com alguns nomes de peso (Sonic Youth, Foo Fighters, etc) o ‘projeto solo/paralelo/qualquer porra’ de Deal chegou ao fim. Mas deixou registrado, mesmo sem o devido reconhecimento, um grande disco.

Pacer é cru, com uma aura despreocupada de quem só quer aumentar o volume dos amplificadores e tocar. Vários engenheiros de som puseram as mãos nele (incluindo Steve Albini, que já havia trabalhado com Kim na época dos Pixies e no primeiro álbum das Breeders, o sensacional Pod), mas nenhum deles tentou ou conseguiu mudar a verve lo-fi e o espírito garageiro que são justamente sua grande força motriz.

Um disco essencial!

PS: Agradecimentos eternos ao Léo Monstro por ter me mostrado essa preciosidade entre um baseado e outro há muitos, muitos anos atrás.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s