Belle And Sebastian – If You’re Feeling Sinister (1996)

Há exatos 20 anos, em 18 de novembro de 1996, chegava ao mundo If you’re feeling sinister, segundo disco dos escoceses Belle and Sebastian. Ou na prática o primeiro, afinal Tigermilk, do mesmo ano, é na verdade o TCC de Stuart Murdoch e só teve 1000 cópias prensadas até seu relançamento em 1999.

Mas isso não significa que de um álbum para o outro a banda tenha mudado sua assinatura – que permanece basicamente a mesma até hoje, diga-se. O mesmo ar melancólico e delicado que ainda irrita machos com sobrecarga de testosterona é a marca d’água do disco, cheio de violões, pianos, vocais tímidos, pop sessentista, Smiths e o humor mordaz de Murdoch escondido atrás da aura de fofura de suas 10 canções.

Considerado por muitos o melhor trabalho do B&S, If you’re feeling sinister é como Tigermilk e The boy with the arab strap (de 98) um álbum irrepreensível, independente de rankings. Mas realmente a sequência formada por “Like Dylan in the movies”, “The fox in the snow” e “Get me away from here, I’m dying” é de emocionar até o mais insensível dos seres.

Enfim, também como os outros dois discos citados no parágrafo acima, este carrega em seus sulcos muitas histórias pessoais e uma carga emocional gigantesca, portanto deixo para outros a tarefa de descrevê-lo friamente. Enquanto isso convido vocês a ouví-lo mais uma vez comigo, entre uma dose e outra. Cheers!

 

Um comentário sobre “Belle And Sebastian – If You’re Feeling Sinister (1996)

  1. É realmente um disco marcante dos anos 90. Lirismo exacerbado e uma delicadeza que envolvem o ouvinte de cabo a rabo do disco. Belle and Sebastian não fizeram nada melhor depois. Vou catar agora entre os meu CDs para reouvir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s