Belle And Sebastian – If You’re Feeling Sinister (1996)

Há exatos 20 anos, em 18 de novembro de 1996, chegava ao mundo If you’re feeling sinister, segundo disco dos escoceses Belle and Sebastian. Ou na prática o primeiro, afinal Tigermilk, do mesmo ano, é na verdade o TCC de Stuart Murdoch e só teve 1000 cópias prensadas até seu relançamento em 1999.

Mas isso não significa que de um álbum para o outro a banda tenha mudado sua assinatura – que permanece basicamente a mesma até hoje, diga-se. O mesmo ar melancólico e delicado que ainda irrita machos com sobrecarga de testosterona é a marca d’água do disco, cheio de violões, pianos, vocais tímidos, pop sessentista, Smiths e o humor mordaz de Murdoch escondido atrás da aura de fofura de suas 10 canções.

Considerado por muitos o melhor trabalho do B&S, If you’re feeling sinister é como Tigermilk e The boy with the arab strap (de 98) um álbum irrepreensível, independente de rankings. Mas realmente a sequência formada por “Like Dylan in the movies”, “The fox in the snow” e “Get me away from here, I’m dying” é de emocionar até o mais insensível dos seres.

Enfim, também como os outros dois discos citados no parágrafo acima, este carrega em seus sulcos muitas histórias pessoais e uma carga emocional gigantesca, portanto deixo para outros a tarefa de descrevê-lo friamente. Enquanto isso convido vocês a ouví-lo mais uma vez comigo, entre uma dose e outra. Cheers!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s