Gang Of Four – Damaged Goods EP (1978)

damaged goods ep

Talvez, apenas talvez nem todos saibam que antes de debutar com Entertainment! em 1979, pela gigante EMI, o então jovem quarteto Gang of Four lançou um EP pelo pequeno selo escocês Fast Product, ainda em 1978, um ano após formarem a banda.

O disquinho vinha com três faixas: “Damaged goods”, “Love like anthrax” e “Armalite rifle”; a primeira ocupando o lado A e as duas últimas o lado B. Produzido pelo dono da Fast, Bob Last, o EP – em especial a poderosa faixa título – rapidamente caiu nas graças da crítica e depois do público, mas não foi essa a razão que levou a banda a assinar com a EMI.

Segundo John King, vocalista do Gang of Four, os escoceses não pagaram um puto para o grupo, mesmo com o sucesso do disco, então entre serem alternativos passando fome ou assinar com uma major e conseguir pagar as contas, abraçaram a EMI.

“Damaged goods” e “Love like anthrax” acabaram entrando em Entertainment!, mas com versões diferentes (prefiro as de 78, mais lentas e graves), e o EP inteiro foi parar na compilação Mutant pop, da própria Fast Product, em 1980.

E a história é prova do tamanho da influência do Gang of Four e de Damaged goods, mas nenhum dos influenciados conseguiu fazer nada próximo ao original. Ouça no talo e cante comigo ‘Sometime I think that I love You, but I know it’s only lust…’

Essencial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s