Beastie Boys – Some Old Bullshit (1994)

Os Beastie Boys se tornaram conhecidos mundialmente lá na metade dos anos 80, quando lançaram o aclamado Licensed to ill. Eram os moleques branquelos invadindo o universo do rap com rimas, graves e samples de Led Zeppellin.

Mas bem antes disso, entre o final dos anos 70 e começo dos 80, os meninos bestas já circulavam pela cena musical nova-iorquina; ainda longe do que viriam se tornar – ou talvez nem tanto – eles habitavam o submundo da grande maçã empunhando baixo, bateria e guitarra. E ao invés de rimas, gritos. Muitos gritos.

Sim, há mais de 30 anos atrás os Beastie Boys não eram um grupo de rap, mas sim uma banda de hardcore, tão rápida, barulhenta e crua quanto o Minor Threat e Bad Brains, mas sem as preocupações políticas. Afinal, eles são os Beastie Boys.

Some old bullshit, lançado em 1994 pela Capitol, compila de forma perfeita essa fase punk e o momento de transição entre o que eram e o que viriam se tornar. Aumente o volume!

 

 

A coletânea reúne as faixas presentes nos EPs Polly wog stew (1982) e Cooky puss (1983), além de duas gravações feitas no programa de rádio Noise the show, de Tim Sommer.

A primeira parte do disco (Polly wog stew), que vai da primeira à décima música, é um esporro do começo ao fim, no melhor estilo do hardcore nova-iorquino (com uma pequena ‘pausa’ para o barulho psicodélico de “Jimi”). Já a segunda parte (Cooky puss) aponta em direção ao futuro, com o hip hop old school entrando em cena e dividindo espaço com dub, reggae e o conhecido humor dos Beasties.

 

 

Obviamente em tempos de internet todos já conhecem esse passado dos Beastie Boys, mas juro que quando descobri a história – através desse mesmo Some old bullshit – fiquei atônito. E feliz, afinal todos temos um pé (ou coturno) no punk.

Essencial!

Faixas:

Egg Raid On Mojo (Demo)
Beastie Boys
Transit Cop
Jimi
Holy Snappers
Riot Fight
Ode to…
Michelle’s Farm
Egg Raid On Mojo
Transit Cop (Demo)
Cooky Puss
Bonus Batter
Beastie Revolution
Cooky Puss

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s