Em 1985 o Cocteau Twins já possuia uma legião de fãs pela Europa, com 3 álbuns e 5 EPs lançados no velho continente. Enquanto isso na terra do Tio Sam a banda ia aos poucos ganhando popularidade através das college radios, mas ainda assim nenhum de seus discos havia sido distribuído por lá.
Foi então que a 4AD, lar dos Cocteaus, fechou um acordo com o selo Relativity Records para juntos colocarem nos mercados europeu e norte-americano uma compilação da banda de Liz Fraser e Robin Guthrie. O resultado é The pink opaque, que você ouve agora aqui no PCP.
Após essa coletânea a Relativity obteve os direitos de distribuição de todo o material do Cocteau Twins lançado pela 4AD, antes e depois de 1985. Mas mais que isso, The pink opaque é também uma marca importante na história do selo inglês, já que foi seu primeiro lançamento em CD.
Já musicalmente, ah, dispensa comentários. Com faixas retiradas de EPS, singles e álbuns, a compilação apresenta ainda a belíssima “Millimillenary”, que até então só havia saído em uma fita cassete da NME, mais um remix de “Wax and wayne”, mais “Lorelei”, mais…precisa de mais?
Essencial!