VA: A Dreaded Sunny Day – A Tribute To The Smiths (2015)

A dreaded sunny day – A tribute to The Smiths nasceu de uma parceria entre Renato Malizia, comandante da nave barulhenta chamada The Blog That Celebrates Itself Records, e Dimitry Uziel, seu parceiro de longa data e homem à frente da novíssima Bunny Records, braço artístico do site Bunny House.

Dimi, fã de Smiths desde criança, teve a ideia de homenagear a banda de Morrissey, Marr e cia, e convidou Malizia para ajudá-lo a dar forma ao projeto. Escolheram e recrutaram 18 bandas, entre nacionais e gringas, e então em 28 de maio veio ao mundo o fruto dessa união. Ouça o rebento:

A abertura com os mineiros The Us desconstruindo esplendidamente o clássico “How soon is now?” não serve exatamante como parâmetro para o que vem a seguir, mas por outro lado deixa claro que ideia aqui não é soar como os Smiths, e sim lhes prestar tributo.

Há, claro, algumas versões mais fiéis às originais, mas a grosso modo uma bruma gélida permeia A dreaded sunny day, com versões sombrias mais próximas aos subterrâneos góticos que à guitarra de Marr e as afetações de Morrissey. Isso, óbvio, é um ponto positivo. De bandas côver o mundo já está cheio…

Em meio a esse mar de águas turvas, as faixas preferidas por aqui são justamente as que vão na contra-mão: a já citada “How soon is now?” com o The Us, “Death of a disco dancer” pelas mãos e riffs de Robsongs e a triste “Asleep” ainda mais melancólica e bela com os norte-americanos Great Black Night.

Enfim, que o trabalho conjunto entre Renato e Dimitry – essas duas figuras movidas à música – ainda traga bons frutos como este.

Recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s