Quarto Negro – Amor Violento (2015)

Confesso ter ficado um tanto reticente em relação a Amor violento, segundo álbum do ex-quarteto (hoje dupla) Quarto Negro, lançado pela Balaclava em abril último. Não gostei de Desconocidos, primeiro disco deles lá de 2011, e sabe como é: gato escaldado…

Mas surpresas são sempre bem vindas, e este novo trabalho de Eduardo Praça e Thiago Klein foi definitivamente uma das boas, daquelas que te pegam desprevenido e te sacodem. Ouça e entenda:

Gravado em Portland e produzido pelo duo Helio Sequence, Amor violento traz 11 faixas, todas em português, sobre as quais paira um ar melancólico e por vezes sombrio. A presença de sintetizadores e efeitos – uma novidade – ajuda a tornar o álbum ainda mais frio, denso, reflexivo.

Cada uma de suas canções parece guardar em si algo confessional, uma experiência íntima de seus compositores, ao passo que os arranjos são grandiosos, quase épicos. Dessa junção se faz um disco forte; ora limpo, ora distorcido, ora ambos (“Espírito vago”), mas sempre intenso.

Difícil enquadrar Amor violento em uma categoria ou rotulá-lo; há música pop em suas entranhas, mas existe sobre ele uma aura shoegaze derretendo sua essência e o transformando em uma coisa onírica, atmosférica. Talvez seja por aí, talvez não, mas mais importante que tentar entendê-lo é ouvi-lo. Um disco para dias cinzentos.

Altamente recomendado!

Anúncios

2 comentários sobre “Quarto Negro – Amor Violento (2015)

  1. Pingback: Especial – Os Melhores Álbuns Nacionais De 2015 | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  2. Pingback: Quarto Negro Volta Com Novo EP. Ouça “Obsessivo” | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s