Pra quem está acostumado a ouvir o My Bloody Valentine que junto a algumas bandas revolucionou o rock de guitarras na segunda metade dos anos 80 mas não conhece a história da banda, This is your bloody valentine deve soar no mínimo estranho.

A despeito de alguns momentos que, hmmm, arranham as paredes de distorção criadas pela banda alguns anos depois, seu disco de estreia soa mais como um Cramps gótico que qualquer outra coisa. Se nunca ouviu, ouça, se já ouviu ouça de novo:

Nessa época Kevin Shields era ‘um mero guitarrista’ e inúmeros músicos rodavam pela banda. Os vocais são de David Conway (que depois se tornou escritor), e da formação clássica do MBV – além de Shields – estava presente apenas Colm Ó Cíosóig.

This is your bloody valentine foi gravado na Alemanha em dezembro de 84 e saiu apenas 1 mês depois, via Tycoon Records. O contrato com a pequena gravadora foi assinado após receberem uma demo do disco, gravada na casa dos pais de Kevin Shields, que declarou algum tempo depois à Melody Maker – graças às comparações com a banda dos irmãos Reid – “nós temos um mini-LP gravado em Berlim em 84, pré-Mary Chain”. Nota-se que ele já era, por assim dizer, um gênio insuportavelmente chato.

No final do mesmo 1985 os irlandeses lançariam o EP Geek!, já com guitarras mais altas mas ainda anos-luz distante do furacão que se formaria dois anos depois. Mas isso fica para uma próxima história…


2 respostas para “My Bloody Valentine – This Is Your Bloody Valentine (1985)”.

  1. […] uma coisa’. Liderados pelo vocalista David Conway, os Valentines eram algo como um Cramps gótico, meio perdidos entre o turbilhão de bandas dark que começavam a amplificar e distorcer suas […]

  2. […] de Gales para trabalhar naquele que seria seu primeiro disco cheio – se considerarmos que This is your bloody valentine é um mini álbum -, mas antes de entregarem ao mundo o mais que clássico Isn’t anything […]

Deixe um comentário