Deerhoof – La Isla Bonita (2014)

A grande pergunta pro começo deste texto é: ‘Como e por que eu não soube da existência de La isla bonita, o 13° disco do Deerhoof, lançado em novembro de 2014 em comemoração aos 20 anos da banda? Por onde andava meu cérebro? E meus olhos e ouvidos, estavam fechados?’.

Porque porra, se fosse uma banda mais ou menos, daquelas que não dou muita importância, ok. Mas eu adoro o Deerhoof desde que os descobri, e olha que isso já faz um bocado de tempo. Enfim, não há tempo para desculpas na era da velocidade, então vamos ouvir o disco e deixar o mimimi pra depois.

Já disse antes por aqui e repito: o Deerhoof talvez seja a banda mais interessante a emergir nos efervescentes anos 90 ainda em plena atividade. Isso porque tédio e mesmice são duas palavras que definitivamente não se encaixam na mesma frase que tenha o nome da banda.

A cada álbum os californianos se reinventam, explorando todos os caminhos possíveis e impossíveis a uma ‘banda de rock’, e com La isla bonita as coisas não são diferentes. A inspiração para o disco são os Ramones, de quem a clássica “Pinhead” servia como combustível para o Deerhoof durante os ensaios; ou seja, as 10 faixas presentes aqui são a visão deerhoofiana do punk, e da importância do punk para sua história.

Gravado em uma semana na casa do guitarrista Ed Rodriguez e produzido por Nick Sylvester, o álbum tem sim uma aura garageira e crua, mas nem de longe é o básico 4X4 do punk. Nele as dissonâncias e barulhos dividem espaço com o funk, o pós-rock divide espaço com o pop e por aí afora, numa desorientação tão bem costurada como só o Deerhoof sabe fazer. Mas agora chega de palavras, já me desculpei pelo atraso e também falei demais, mesmo sem dizer muita coisa. É o efeito deerhoofiano. Ouça alto!

Altamente recomendado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s