Free Kitten – Nice Ass (1995)

Em 1992 a então baixista do Sonic Youth (e musa deste blogue) Kim Gordon juntou-se a Julia Cafritz (do Pussy Galore), Mike Ibold (então do Pavement, depois da própria juventude sônica) e à japa maluca Yoshimi (do Boredoms) e assim surgiu o Free Kitten, um dos tantos projetos solo-paralelos-artísticos-tanto faz em que os membros do SY sempre se meteram. Mas não, não é um ‘simples projeto’, até porque nenhum desses projetos solo-paralelos-artísticos-tanto faz é simples.

Primeiro porque juntar pessoas em qualquer banda significa colocar nela uma porção generosa de experiências e singularidades, segundo porque estamos falando ‘dessas’ pessoas. As três moças de família e o rapaz envolvidos no FK já traziam às costas uma pesada bagagem cultural, transcendendo inclusive a música.

Enfim, Nice ass, estreia do quarteto e lançado em 1995 tem até um cheiro de feito em casa, de amador, de tão sincero que é. Recheado com riffs, protestos politizados (a letra de “Harvest spoon”, por exemplo, narra ‘poeticamente’ a tour do Sonic Youth com Neil Young em 91 e o ambiente machista onde a feminista Kim Gordon teve de (sobre)viver), rap, barulho e atitude, é um disco completamente punk, anárquico, regido pelo faça você mesmo. Talvez seja inferior a Sentimental education, de 97, talvez soe datado e tosco, talvez seja apenas para fãs…como nós.

Ouve aí!

Faixas:

Harvest Spoon
Rock of Ages
Proper Band
What’s Fair
Kissing Well
Call Back (Episode XXT)
Blindfold Test
Greener Pastures
Revlon Liberation Orchestra
The Boasta
Scratch tha DJ
Secret Sex Friend
Royal Flush
Feelin’
Alan Licked Has Ruined Music for an Entire Generation

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s