Primal Scream – XTRMNTR (2000)

XTRMNTR é o sexto álbum de estúdio dos escoceses Primal Scream, lançado no ano 2000 pela Astralwerks. Mas é muito mais que isso.

Se em 1991 a banda conseguiu de forma esplêndida condensar o espírito de uma época com Screamadelica, na virada do século entraram na linha de frente da ‘música de protesto’ enfiando goela abaixo dos desavisados uma mistura incendiária de rock barulhento, eletrônica e atitude punk, enterrando de vez o passado hedonista e assumindo uma postura de combate. ‘Destroy, kill all hippies…’.

“Kill all hippies” já abre XTRMNTR com o Primal Scream dizendo a que veio. A linha de baixo explosiva de Mani, as pancadas eletrônicas e Bobby Gillespie bradando ‘You got the money, I got the soul’ deixam claro: a ideia aqui é o confronto, a agressividade, a provocação.

Na sequência eles não baixam a guarda, com a trinca “Accelerator”, “Exterminator” e “Swastika eyes”; a primeira regida pelas distorções de Kevin Shields, a segunda um híbrido de house e industrial e a terceira um techno movido à ódio e indignação, assinalando que é possível sim dançar com o sangue nos olhos. Nas três, aliás como em todo o disco, as letras são devastadoras.

Daí em diante o crossover permanece como marca d’água de XTRMNTR; há hip hop sem rimas, há um remix de Kevin Shields para “If they move kill em'”, do álbum Vanishing point – que pode ser tido como o ponto de ruptura dos Screamers com o passado -, há shoegaze psicodélico, há a delicada mensagem da belíssima “Keep your dreams” e, fechando o pacote, há também uma cover da obscura banda sessentista The Third Bardos.

Resumindo, em pouco mais de 1 hora o estrago é grande e irreversível. Após este disco o Primal Scream levou mais de uma década para voltar à boa forma, escorregando mais que acertando – apesar de alguns bons momentos. Mas ok, foi em menos de uma década que eles escreveram seu nome na história da música contemporânea com três trabalhos irrepreensíveis, e XTRMNTR encerra esta trilogia da forma mais caótica e violenta possível. Foi a mensagem de boas vindas dos Screamers ao século XXI.

Essencial!

Anúncios

Um comentário sobre “Primal Scream – XTRMNTR (2000)

  1. Pingback: Primal Scream – Chaosmosis (2016) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s