Sigur Rós – Ágætis Byrjun (1999)

Parece brincadeira, mas até hoje é um exercício ouvir este álbum, mesmo passados tantos anos…

Houve um tempo, nem tão distante e nem tão próximo, em que perdi tudo que fazia e me dava sentido, indo direto ao inferno, à devastação física e psicológica. Foram-se amigos, amores, trabalho, equilíbrio emocional e felicidade genuína, restando o vazio das sensações quimicamente alteradas, os sorrisos tortos, a falta de esperança. E a música.

Em meio a essa espiral descendente alguns discos se tornaram amigos muito próximos, parceiros inseparáveis no (longo) momento desgraçado em que me via, de mãos dadas ladeira abaixo preenchendo a solidão e servindo como trilha sonora do pesadelo. Entre eles estava Ágætis byrjun, do Sigur Rós.

Minha relação com os islandeses começou antes dessa tempestade, no Free Jazz de 2001, mas mesmo ali os acordes de “Svefn-g-englar” já me arrancaram lágrimas, que insistiram em brotar dos olhos durante muitos momentos do show, mesmo escondidas. Depois, já em plena decadência, as 10 canções do álbum literalmente desabavam sobre mim.

Achava (e ainda acho) tudo tão melancólico em Ágætis byrjun. Os arranjos, os vocais, o andamento do início até o final devastador com “Avalon”, passando por “Ný batterí”…meus deus, “Ný batterí” ainda me destrói. É quase como se eu tivesse superado tudo menos o disco, ou como se ele vivesse numa dimensão paralela, atrelado a um eu que só existe lá, imerso em tanta tristeza que não pode escapar.

Hoje eu sei que os temas das músicas estão mais próximos às viagens de “Senhor dos Anéis” que às dores de “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças”, mas elas são cantadas em islandês, então mais importante que as palavras ditas são as sensações causadas. E essas sensações talvez eu realmente nunca supere.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s