Meeks – Beatless / Shoegazer Covers Of The Beatles (2013)

Ou: Por que ninguém pensou nisso antes?

Era uma vez uma banda japonesa chamada Broken Little Sister, sobre a qual não tenho maiores informações a não ser que lançaram um álbum chamado Memories, violet & demons, em 2010. Acontece que alguns membros dessa banda se juntaram sob a alcunha Meeks, e aí começa a história que deu origem à pergunta que abre esse texto.

Os tais Meeks, a mim tão desconhecidos quanto seu embrião, tiveram uma ideia simples e inusitada: regravar diversas canções dos Beatles (essa a parte simples) em versões shoegaze/dream pop (essa a parte inusitada).

O resultado saiu em 10 de julho pelo selo nipônico SCM Music, e chama-se Beatless – Shoegazer cover of The Beatles.

São ao todo 10 faixas do quarteto de Liverpool totalmente reconstruídas sobre alicerces de distorção e sonho, de “Across the universe” a “Yesterday”. Aliás, a escolha das canções parece não seguir nenhuma regra ou padrão, já que vai do romantismo (“And I love her”) ao LSD (“Tomorrow never knows”).

Fãs radicais dos Beatles podem até ficar putos, mas é inegável que os tais Meeks conseguiram borrar as faixas originais sem tirar sua essência; qualquer um que conheça um pouco os Fab Four reconhece as coveres. E os gazers xiitas, que de uma forma geral não suportam Beatles, terão que se render: Beatless é um dos melhores álbuns recentes do gênero.

A cada audição o disco me soa mais sonhador, em especial nas primeiras músicas; e também a cada audição mudam as minhas preferidas, que hoje são as duas mais… Valentinianas, “Norweigan wood” e “Something”.

E os japoneses, que já haviam reconstruído Loveless, provam mais uma vez que quando se metem a fazer algo o fazem beirando a perfeição.

Altamente recomendado!

Anúncios

Um comentário sobre “Meeks – Beatless / Shoegazer Covers Of The Beatles (2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s