‘Se New Order e Jesus and Mary Chain fossem cruzados geneticamente, como resultado teríamos algo próximo do que é a dupla da Virginia Screen Vinyl Image. Próximo, mas não exato’.
Começa assim o texto sobre Strange behavior, último lançamento da dupla Jake e Kim, datado de dezembro de 2011. E essas mesmas palavras, bem como outras presentes no restante daquela postagem, poderiam se repetir aqui e agora, neste início de 2013, para falar sobre 51:21, novo trabalho do SVI. Quer dizer, nem tão novo assim.
O disco de 08 faixas que sai oficialmente – em formato de cassete – no início de fevereiro traz em si a reedição do primeiro e sensacional EP da banda, The midnight sun; um single gravado em 2010 mas nunca lançado (Too much speed/Stay asleep – na versão original, não a que aparece em Strange behavior) e a faixa-título, uma jam session instrumental de 32 minutos feita pelo duo – com toda a parafernália a que tinham direito – durante uma apresentação no Halloween de 2012.
Então, para quem está habituado à música do Screen Vinyl Image, 51:21 – com exceção à canção de mesmo nome, experimental do início ao fim, com uma ou duas pausas para ‘respiro’ – não é exatamente uma novidade. É psicodélico, sombrio, cheio de guitarras barulhentas e beats eletrônicos dançantes, algo entre o New Order e o Jesus and Mary Chain…e tem “The midnight sun”, faixa de 2007 que num ‘teste cego’ passaria tranquilamente como uma inédita do My Bloody Valentine.
Altamente recomendado!