Bad Brains – Into The Future (2012)

Cinco anos após lançarem Build a nation, os avós do hardcore Bad Brains estão de volta, novamente com sua formação original e mais um disco onde mostram que após 30 e tantos anos de estrada continuam incendiários.

Into the future, que saiu em 20 de novembro via Megaforce Records, é a prova de que a música – em alguns casos – conserva mais que o formol.

Produzido pela própria banda (o anterior contou com o falecido MCA na produção), o álbum – obviamente – não vibra com a mesma intensidade dos três primeiros e essenciais trabalhos do quarteto de Washington, mas suas 13 faixas trazem a mesma fórmula usada por eles lá no início dos anos 80: hardcore, reggae, dub e ‘go for it’.

Segundo as palavras do baixista Darryl Jenifer, “Into the Future é a mais pura das gravações do Bad Brains desde a fita cassete na ROIR Records (de 1982), com um sentimento real de liberdade e experimentações musicais”. E mesmo com a idade e a natural perda do ‘punch’ daqueles tempos insanos, essa é realmente a trilha seguido pelo Brains neste novo disco.

As poderosas e chapadas incursões da banda pelo tchaca tchaca jamaicano estão presentes, claro – evocando agora ainda mais a cultura rastafári -, em canções como a instrumental e deliciosa “Maybe a joyful noise” e/ou nos dubs “Jah love” e “MCA dub”, esta última um remix de “Peace be unto thee”, homenagem a MCA, que além de produzir Build a nation era amigo dos membros da banda.

A pegada punk surge logo na faixa-título do álbum, mas os demônios são soltos verdadeiramente em momentos como “Youth of today”, “Suck sess” e “Come down”, onde – mesmo com H.R não soando mais como o porta-voz do caos e da histeria dos anos 80 – o Bad Brains imprime sua marca e velocidade, mostrando que ainda têm o o bom, velho e surrado hardcore correndo rápido nas veias.

Into the future pode não figurar em muitas listas de melhores álbuns do ano, mas se destaca em meio à enxurrada de discos de hardcore que varrem o mundo desde que…bem, desde que os próprios Brains o ajudaram a nascer.

Jah bless, Bad Brains.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s