PJ Harvey – Dry (1992)

Conheci PJ Harvey assim como conheci muito daquilo que viria a me construir musicalmente: através do reverendo Fabio Massari e seu Lado B, nas insones madrugadas de quinta feira em algum momentos dos anos 90.

Como era de praxe, anotava tudo que me interessava no programa e depois ia correr atrás com amigos e em lojas, mas era o diabo conseguir alguma coisa da cantora.

E os anos foram passando e passando, até que, já ‘crescidinho’, conheci o Léo, um recém chegado de Recife e louco por ela. Daí, entre alterações de consciência e conversas enriquecedoras, foram muitos mergulhos na discografia de Polly Jean. Numa dessas trips, me surgiu Dry, primeiro disco da musa.

“Dress”, meu primeiro contato com (a boca de) PJ Harvey, direto do Lado B

Apesar de nessa época, mesmo sem conhecer quase nada de PJ, já ter colocado Rid of me como meu favorito (até hoje o é), Dry me ajudou a entender como a moça – e tudo que a cerca – surgiu.

Feminista e feminina, angustiada, tensa, Polly Jean parece estar sempre à beira de um ataque de fúria em seu debute. A cada faixa, entre sussuros e gritos, a força de sua voz revela uma enorme energia contida, prestes a explodir.

Esse esparramento de vísceras e entranhas é musicalmente conduzido tanto pelo sofrimento do blues quanto pela intensidade pós-punk, e o olho desse furacão é uma cantora que emana ao mesmo tempo sensualidade, paixão, drama e agressividade, não raro na mesma canção.

Quem já teve a oportunidade de ver PJ Harvey em ação sabe que toda essa força de seus álbuns é elevada a enésima potência em suas performances. Abençoados aqueles – como eu – que presenciaram uma super nova ao vivo.

Essencial!

Anúncios

Um comentário sobre “PJ Harvey – Dry (1992)

  1. Pingback: PJ Harvey – To Bring You My Love (1995) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s