David Bowie – The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)

ziggy-stardust-albumjpg

 

Até o lançamento de The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, vulgo Ziggy Stardust, David Bowie era ‘apenas’ David Bowie, compositor da psicodélica “Space oddity” e que havia gravado então três discos, dois deles tão excelentes quanto díspares – The man who sold the world e Hunky dory.

 

 

E eis que chega 1972 e Bowie – que ainda não era conhecido como camaleão do rock, e sim como um roqueiro perdido e sem um rumo musical – se apresenta ao mundo como Ziggy Stardust, um alienígena andrógino que veio a terra para salvá-la de sua destruição (que aconteceria em 5 anos) mas acaba por formar uma banda, os Spiders From Mars, esquecendo-se de sua missão primordial e literalmente caindo no rock, com suas glórias e excessos.

 

 

Esses dois universos, da música e do teatro (as duas paixões de Bowie), são combinados por ele de uma forma perfeita; impossível dizer onde um termina e o outro começa, eles colidem e moldam-se nas 11 faixas de Ziggy Stardust, que mesmo não tendo a linearidade de Tommy, do The Who, conta a sua maneira uma história sobre fama, decadência, paranoia e um futuro tão vazio quanto o vácuo do espaço.

 

 

Musicalmente o álbum guarda o melhor dos trabalhos anteriores de Bowie. É tão roqueiro quanto The man who sold the world e tão pop quanto Hunky dory, indo de um início dramático – com “Five years” e “Soul love” – ao peso de “Suffraggete city”.

Esse delicado equilíbrio entre o drama teatral incorporado às canções e o puro raw power dos 4 acordes se repete por todo o disco, e é nessa verdadeira gangorra que Bowie se balança, ganhando impulso para lançar-se ao futuro, à fama, à paranoia, à decadência e à ressurreição – ou tudo que ele canta em The rise and fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars e que se mostraria a ele nos anos seguintes.

Essencial!

 

Anúncios

4 comentários sobre “David Bowie – The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1972)

  1. Pingback: Vídeo – Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1973) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  2. Pingback: David Bowie – Let’s Dance (1983) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  3. Pingback: Secos & Molhados – Secos & Molhados (1973) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s