Curtis Mayfield – Superfly (1972)

Superfly, mais que um disco com canções que servem como trilha sonora para o filme de mesmo nome, é um dos marcos da cultura urbana dos anos 70. Terceiro álbum da carreira do genial Curtis Mayfield, foi lançado na metade de 1972 e é mais uma pá de terra sobre os anos 60 e suas cores, paz, amor e todo o blá blá blá hippie sobre o mundo estar a caminho de uma nova era.

O lance aqui é sobre a sujeira das grandes cidades, não sobre o ar puro dos campos.

Se o filme – um dos mais importantes da Blaxploitation, diga-se – narra a história do poço sem fundo que é o universo junkie, as músicas de Curtis presentes no disco vão além de background para as imagens e funcionam como um relato, uma ampla narração feita por um observador atento. Essa função de trovador do caos serve como uma luva à Mayfield.

Sua capacidade lírica, já demonstrada desde o primeiro e homônimo trabalho, é refinada e destilada em Superfly, notavelmente em faixas como “Pusherman” – sampleada pelos Beastie Boys – e Freddie’s dead” – sampleada pelos Racionais MCs.

De base para as letras e a voz aveludada de Curtis Mayfield, deep funk e soul music regados a wah wah e com uma seção rítmica poderosa, entorpecente. Um pesado groove psicodélico para aplacar a neurose junk de temas como “Eddie you should know better” e “No thing on me (cocaine song)”.

Por tudo isso e muito mais, Superfly merece ser ouvido, descoberto e redescoberto. A classe de Curtis como cantor e sua inteligência como compositor, aliados ao poder de fogo da banda que o acompanhou na gravação do disco, tornam este um momento único na música contemporânea e – como já dito – um ponto de ruptura com o passado bicho grilo de paz e amor.

A era de aquário não chegou, mas as histórias contadas em Superfly permanecem mais atuais que nunca. Você viu aquele mano na porta do bar?

Essencial!

Um comentário sobre “Curtis Mayfield – Superfly (1972)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s