Yann Tiersen – Dust Lane (2010)

A trajetória musical do francês (Guillaume) Yann Tiersen começou cedo. Ainda aos 6 anos de idade começou a estudar violino e piano em um conservatório, e tudo caminhava para que ele se tornasse um grande músico clássico, e depois um maestro. Mas…

Aos 13 anos apertou o botão ‘foda-se’, quebrou seu violino, mandou Beethoven e Mozart à merda e passou a tocar guitarra em diversas bandas punk e pós-punk locais (em Rennes).

Já adulto e passada a fase ‘rebelde’, o músico cruzou a fronteira que separa o pop do erudito, e criando um crossover entre suas diferentes realidades musicais passou a assinar trilhas sonoras para filmes (e curta metragens), peças de teatro e gravar trabalhos autorais. Até que em 2001 a trilha sonora do extraordinário filme de Jean-Pierre Jeunet ‘Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain’ (O Fabuloso Destino de Amelie Poulain) o tornou mundialmente conhecido.

Desde então compôs também a trilha de Good Bye Lenin! (Adeus Lennin) e lançou outros seis discos – com algumas parcerias – até chegar a Dust lane, lançado em 12 de outubro via Anti-.

 

 

Durante as gravações do álbum Tiersen perdeu a mãe e um amigo próximo, então a morte acaba sendo o tema central de Dust lane. Musicalmente também sombrio, com sintetizadores e guitarras distorcidas fazendo par a violinos e sanfonas, o disco traz oito faixas que por vezes beiram o dream pop, por outras o pós-rock/experimental, e por outras ainda o pós-punk/gótico. Os vocais seguem essa mesma linha dark, e em alguns momentos lembram o cavernoso Nick Cave.

Para quem como eu só conhecia do compositor a trilha sonora de Amelie, Dust lane será uma grande e grata surpresa. Apostando na melancolia e em uma sonoridade que foge tanto do pop quanto do clássico, Yann Tiersen chega em 2010 com um belo disco de rock alternativo, e mostra que tem mais cartas na manga do que simplesmente um ás.

Recomendado!

Anúncios

Um comentário sobre “Yann Tiersen – Dust Lane (2010)

  1. Pingback: Yann Tiersen – Skyline (2011) « Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s