Hüsker Dü – Statues / Amusement (1981)

 

1981 foi mais um daqueles anos em que a música passa por transformações que, mesmo que quem viva in loco não perceba, irão modificar seus caminhos dali em diante, permanentemente. Dentre tantas coisas foda que aconteceram há distantes 40 anos, impossível não lembrar que foi lá, naquele janeiro de 81, que a Reflex pôs no mundo o primeiro registro de um trio de Minnesota que, se não mudou absolutamente nada com essa sua estreia, em pouco tempo se tornaria uma das cabeças da hidra chamada ‘american underground’.

A banda, claro, é o Hüsker Dü, e o disquinho é o single Statues/Amusement.

 

 

O que se ouve aqui passa longe do hardcore característico de Greg, Grant, e Bob em sua juventude quanto do que se tornaram depois e que me recuso a rotular (risos). Ainda experimentando fórmulas, há principalmente na faixa-título traços fortes de krautrock, no que pode ser chamado da versão pós-punk dos Dü; algo como um PiL meia boca (hahaha).

Ok, em 1981 gente como Mission of Burma, Birthday Party e The Sound lançavam discos de estreia poderosos e bem acima deste single, mas ele serviu como o primeiro passo pros então meninos descobrirem que era ali, na música, que revolucionariam o mundo. E isso, meus caros, é mais que suficiente.

PS: Esta não é a capa oficial do single e nem sua versão alternativa, e sim a do relançamento em 2013.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s