O ‘disco da banana’ saiu em 67 e foi incompreendido por muito tempo, mas desde que os humanos compreenderam o que era aquilo que os Velvets e Nico fizeram, se tornou objeto de culto, estudo, inspiração, etc e os caralhos.

Não escrevi sobre ele aqui em nenhuma efeméride, talvez escreva um dia, talvez não, nunca se sabe o que esperar de minha relação com a música. Enfim, chega de falar merda.

O lance é que em 2012 o álbum completou 45 anos e a Castle Face, gravadora do maluco John Dwyer (sim, o Sr. Oh Sees) resolveu juntar outros doidões da atual cena garageira/psicodélica ianque e regravar as 11 faixas do original sob o nome Castle Face and Friends – The Velvet Underground & Nico.

Tem Kelley Stoltz, Ty Segall, White Fence, Oh Sees (claro, né?) e outro punhado de bandas/artistas recriando, cada um à sua maneira, as canções que passaram de ‘não entendemos o que estão tocando’ a ‘meu deus, isso é tão revolucionário’ em menos de uma década.

Não vou julgar melhores ou piores, ouçam e tirem suas conclusões. Praise de dawning…

 


Uma resposta para “VA: Castle Face And Friends – The Velvet Underground & Nico (2012)”.

  1. […] Não há absolutamente mais nada a ser dito sobre o disco da banana, ao menos não até algum jornalista/pesquisador/etc desenterrar alguma obscuridade sobre os Velvets, Nico ou Andy Warhol. Tributos à banda – e mais especificamente a seu álbum de estreia – também não são novidade, inclusive um deles já passou por aqui. […]

Deixe um comentário