Jonathan Bree – Sleepwalking (2018)

 

Me deparei com o neozelandês Jonathan Bree num desses acasos aleatórios que a internet proporciona, vagando sem rumo pelo Bandcamp de algumas gravadoras pequenas. Quando pus os ouvidos em “You’re so cool” fiquei estático, encantado por aquela aura de trilha sonora setentista, e o lado B do single – “Say you love me too”, com os vocais de Clara Viñals – me fez definitivamente querer saber quem era aquele sujeito aparentemente perdido no tempo.

Descobri então que o tal Bree é uma figura bem conhecida musicalmente, tanto por ter formado nos 90’s a banda Brunettes quanto por suas produções (ele é responsável pelos trabalhos da ótima e exótica Princess Chelsea, outrora também parte da Brunettes) e também por ser um dos cabeça do selo Lil’ Chief Records. Mas voltemos a sua carreira solo, razão deste post.

Em 2013 o cara lançou seu debute, Primrose path, e dois anos depois pôs no mercado o sucessor, A little night music, ambos com influências que vão do pop barroco à música clássica e o jazz. E com essas mesmas referências e outras, como as citadas trilhas sonoras dos anos 70, Jonathan chegou em junho último a seu mais recente álbum, Sleepwalking.

Impossível ouvir este disco e não pensar em Tindersticks, porque em suas 11 canções palavras como ‘sofisticação’, ‘elegância’ e ‘refinamento’ vêm automaticamente à cabeça, e – pra mim, claro – elas são automaticamente associadas à banda de Stuart Staples. Junte aí doses de melancolia e a voz cool-sem-forçar de Jonathan Bree e o resultado é um trabalho denso, dramático e perfeito do começo ao fim.

Altamente recomendado!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Jonathan Bree – Sleepwalking (2018)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s