Mecano – Face Cover Face (1978)

 

Eu ia começar esse texto com algum jargão do tipo ‘o Mecano é mais conhecido por…’, mas o Mecano não é mais conhecido por nada, ou ao menos não é conhecido por qualquer humano que não tenha frequentado porões ou lojas de discos especializados na morcegagem gótica.

Porque basicamente só ali entre paredes pretas e gente dançando pra frente e pra trás – ou soltando uns raios pro céu – é que a banda de Dirk Polak é conhecida e adorada, ou ao menos umas 3 ou 4 de suas músicas. Ou talvez somente duas, das quais apenas uma é foda pra valer: “Links”. Mas não é sobre ela que vou falar hoje, talvez em breve na seção ‘Canções da Vida’.

Nesta sexta-feira gelada de agosto resolvi desenterrar o Mecano pré-Mecano-que-só-os-góticos-conhecem, o Mecano lá de 78, formado apenas por Polak e Pieter Kooyman, ainda longe das experimentações artísticas, das citações literárias, e mais próximos dos pogos e da Inglaterra onde o punk rock explodiu.

Face cover face é o primeiro 7″ do Mecano – que na época também era chamado de Mecano Ltd. – lançado pela No Fun Records, pequeno selo de vida curtíssima (1 ano) que só lançou, além deste, três outros singles de bandas locais da cena punk ‘dutch’.

Suas duas faixas, “Face cover face” e “Fools”, são o feijão com arroz dos quatro acordes acelerados, e por isso mesmo são bem boas. Parecem com 189040298 de canções da época, algo como ‘já ouvi isso antes’, mas o antes, no caso, é contemporâneo. A questão é que ao contrário de Buzzcocks e cia. o Mecano não explodiu e nem virou referência, ao menos não entre os moicanos.

Ouça as duas canções do single e depois compare com, sei lá, “Robespierre Re-Marx” ou “Permanent revolt”. Vai pogar ou virar pra parede?

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Mecano – Face Cover Face (1978)

  1. Pingback: Mecano – Face Cover Face (1978) - Psychedelic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s