The Charlatans – Tellin’ Stories (1997)

 

Conheci o Charlatans no limiar dos anos 90, quando as reverberações do recém nascido Madchester ainda ecoavam pelo mundo. Era algum momento entre Some friendly (primeiro disco deles) e Between 10th and 11th (o segundo), mas tanto destes álbuns quanto dos outros dois que os seguiram só sacava algumas faixas – todas através das boas e velhas fitinhas cassete.

Passado bastante tempo, já no final da década, ganhei de presente Tellin’ stories, quinto trabalho dos caras que saiu em 97 pela Beggars. Porra, meu primeiro álbum de uma banda que eu já amava mesmo sem conhecer direito. Daí já viu, aquela correria pra por o CD no player, rolou “Wih no shoes” enquanto eu começava a ler o encarte; descobri que o disco era uma espécie de tributo ao tecladista Rob Collins, que havia morrido um ano antes num acidente de carro. Não fazia ideia de quem era ele, mas era doido pelos teclados de “The only one I know” e “Weirdo”, e aí mais uma razão para o álbum ganhar (ainda) mais significado.

Começou “North country boy”, eu já acompanhando com as letras e cada vez mais apaixonado pelo presente; veio a faixa-título e eu completamente rendido (que letra, amigos, que letra) e aí o teclado de Mr. Collins abrindo “One to another”, que de alguma forma me mandou de volta lá pro começo dessa história, com a psicodelia do Madchester e tudo mais…

Imaginem como foi reencontrar esse disco hoje, no ano em que ele completa duas décadas. Sei que houve muitos lançamentos foda em 97, alguns deles já passaram por aqui, outros talvez ainda passem, mas nesta sexta feira fria de junho foi Tellin’ stories que me transportou no tempo e me levou a contar por aqui mais uma história movida à música para os movidos à música.

“…Come see me in the morning
Can’t you see I’m tellin’ stories…”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s