Lemonheads – Hate Your Friends (1987)

 

Hoje à tarde me deu vontade de ouvir um disco, nada específico, qualquer um que não ouvisse há muito tempo, de preferência algo do submundo norte-americano oitentista. Pensei em Hüsker Dü, R.E.M., Dino Jr. e Screaming Trees, mas esses caras nunca ficam longe dos meus fones; talvez um Gumball ou fIREHOSE. Mas não era por aí.

Então me lembrei de Hate your friends, o primeiro álbum do Lemonheads e um dos três que eles lançaram pela Taang!, antes de assinarem com a Atlantic, atingirem o sucesso e se perderem entre garrafas e bancos de praça. E também um dos três gravados com a formação original da banda (Evan Dando, Ben Deily e Jesse Peretz) – coincidentemente ou não. Era disso que eu precisava.

 

 

Pra quem só conhece os cabeças de limão do começo dos anos 90 (justamente a fase em que estavam na Atlantic), Hate your friends deve soar um tanto intragável. Esqueça “Confetti”, “Into your arms”, “Big gay heart” e afins, pense num bando de moleques espinhentos que passavam o dia ouvindo o catálogo da SST e decidiram montar uma banda.

São 20 músicas divididas em pouco mais de meia hora onde a influência do Hüsker Dü pré-Warner grita mais que Dando e Deily juntos. O disco até tem uns ganchos mais pop, como “Second chance” – primeiro clipe do Lemonheads, aliás – mas nada açucarado como “If I could talk i’d tell you”, longe disso. O lance aqui é cru, violento e tosco pra caralho, exatamente como me sinto hoje.

Ouça bêbado!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s