Teenage Fanclub – Here (2016)

 

Saber envelhecer é uma arte que poucos dominam, e nem falo sobre eu, você ou seus vizinhos, parentes e amigos, porque aí nem a psicologia quantifica as formas como cada um encara (ou não encara) o passar dos anos. Falo de músicos, esse tipo de meta-humanos que a grosso modo lidam tão mal ou pior que nós com a inevitável velhice.

Alguns passam a vida toda tentando repetir êxitos passados fazendo exatamente a mesma coisa que faziam quando eram jovens, outros nem tentam nada e conseguem pagar as contas e vícios tocando apenas os tais êxitos; poucos se reinventam e criam algo novo, muitos fogem do novo como satã foge da cruz. E um seleto grupo simplesmente segue sua estrada, sua verdade, e assim parece transcender o tempo, esse que a tudo destrói.

O Teenage Fanclub chegou em 2016 a seu décimo disco e 27 anos de uma carreira que os encaixa perfeitamente nesse último rol de artistas acima citados. Here saiu em setembro último e só não chegou antes aqui porque eu não sou do tipo que sabe lidar bem com a passagem veloz dos dias e suas consequências.

O álbum tem 12 músicas – 4 de cada um dos compositores, Blake, Love e McGinley – que num panorama geral são tristes. Algumas tristes pra caralho. Há canções de amor e celebração da vida que passa enquanto ele está lá, mas esse amor é como o sol de inverno: aquece, mas cedo ou tarde vai embora, enquanto o inverno prossegue.

Ok, talvez essa melancolia toda esteja em mim e o disco não seja assim. Mas bem como o tempo, cada um tem sua forma de sentir a música; houve a hora e as muitas sensações de Bandwagonesque, 26 anos atrás, e o que há agora é exatamente a forma como ouço e sinto Here. Uma forma que apesar de dolorosamente triste prova que os Teenagers seguem me fazendo sentir, e no fim é isso que realmente importa.

Altamente recomendado!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s