Buzzcocks – Singles Going Steady (1979)

Quando postei aqui no PCP o último show dos Buzzcocks, gravado em 1981, disse que eles são minha banda preferida quando o assunto é punk 77. Meia verdade, porque eles são minha banda preferida quando o assunto é punk, independente da safra.

Hoje ouvi seu primeiro disco, o sensacional Another music in a different kitchen, e a mão que escreve no blogue chegou a coçar, mas quando sentei a bunda na cadeira em frente ao computador acabei ‘acidentalmente’ apertando o play em Singles going steady e a mão que coçava ardeu, daí não teve jeito. Eis o dito cujo.

Refrescando a memória dos desmemoriados, este disco reúne simplesmente os oito singles lançados pelos Buzzcocks entre 77 e 79. Isso na versão original; já a que apresentamos aqui traz os outros quatro que eles puseram no mercado de 79 até se separarem em 81.

Isso em termos quantitativos significa 24 canções, já que Singles coleta lados A e B dos compactos. Mas como quantidade pouco importa, o álbum – que foi o primeiro da banda a sair nos EUA e ajudou a catapultar o punk rock mundo afora – é qualquer coisa fora da curva dos 4 acordes e da agressividade adolescente dos Pistols ou da luta social e musicalidade híbrida do Clash; amores perdidos, humor mordaz e ansiedades da juventude se juntam a harmonias vocais quase sessentistas, estranhas vibrações kraut (especialmente vindas do Can) e ali pelo final uns metais meio perdidos para engrossar o caldo ‘básico’ do punk e assim estender a influência dos ingleses para bem além do monstro que ajudaram a criar.

Essencial!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s