Quando Odelay foi lançado, em junho de 96, eu já era fãzaço do Beck, graças – claro – a Loser e ao álbum que seguiu o single, Mellow gold.

Era um outro tempo, totalmente diferente daquele em que vivemos hoje. Não havia internet pra descobrir e baixar músicas a rodo, e cada novidade era absorvida por completo; não rolava esse lance de ouvir música como o Ed Motta, você colocava o disco pra tocar e ouvia de cabo a rabo, e se fosse bom ele acabava incorporado às suas experiências…hmmm, digamos, extra-musicais.

Nessa toada TUDO tinha trilha sonora, das sessões de skate às trepadas nos banheiros sujos das baladas, dos cafés da manhã coletivos às incontáveis noites brancas movidas à quilos e mais quilos de substâncias ilegais. E acreditem, Odelay serviu como trilha para todos esses momentos e muitos outros.

O disco tinha um cheiro forte de novidade e as experimentações de Beck iam de um ponto a outro tão rápido quanto uma cabeça cheia de pó. Era acender um cigarro ao som de “Devil’s haircut” e de repente já estar com os pés nos anos 60 com “New pollution”; pogar ouvindo “Minus” para depois dançar break com “High 5” – que tem uma introdução à bossa nova. Era uma loucura sem fim para acompanhar uma vida que seguia sem rumo e sem freios.

Ah, detalhes sobre Odelay? Ele foi produzido pelos Dust Brothers, os mesmos caras que levaram Tom Rowlands e Ed Simons a se chamar Chemical Brothers e que produziram também o clássico Paul’s boutique, dos Beastie Boys. Aliás Odelay foi o primeiro trabalho deles após o disco dos Beasties. Mas chega de detalhes.

Se você é do tipo que acha este um álbum superestimado vá caçar o que fazer em outro lugar. Se você o viveu intensamente chega mais e vamos novamente nessa trip, e se você simplesmente desconhece Odelay aperte o play e entenda – ou tente entender – porque ele é um dos discos de cabeceira por aqui.

Essencial!

 

 

Faixas:

01.Devils Haircut
02.Hotwax
03.Lord Only Knows
04.The New Pollution
05.Derelict
06.Novacane
07.Jack-Ass
08.Where It’s At
09.Minus
10.Sissyneck
11.Readymade
12.High 5 (Rock The Catskills)
13.Ramshackle

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s