Beastie Boys – Paul’s Boutique (1989)

Preferidos da casa desde que a casa tem idade para preferir alguma coisa, os Beastie Boys tem uma longa carreira de grandes serviços prestados à música. De todos eles, hoje a gente põe na roda um clássico da subversão, o segundo disco oficial da carreira dos nova iorquinos, Paul’s boutique.

Além de ser um passo além na carreira dos Beasties (agora musicalmente mais psicodélicos e sofisticados), Paul’s boutique é um passo (muito) além na música contemporânea. Com a ajuda da dupla de produtores Dust Brothers eles reinventaram o uso do sample, criando mais que um álbum. Paul’s boutique é uma aula de copia e cola como nunca existiu, antes ou depois.

A quantidade de fragmentos de outras músicas presentes nas 15 faixas do disco é impressionante. Não é preciso ser nenhum especialista para reconhecer Curtis Mayfield, Ramones, Jackson 5 e tantas outras ‘vítimas’ da apropriação indébita. Indébita sim, mas não ilegal.

Em 1989 as leis de direitos autorais não eram como hoje, o que permitiu aos Beastie Boys lançar Paul’s boutique e não ir à falência, ou pior, pra cadeia.

Ouça Paul’s boutique na íntegra e procure ‘vítimas’

Tudo isso levanta uma grande questão: é justo coibir a liberdade criativa em nome do dinheiro, que no fim das contas é o que realmente importa aos barões da cultura? Se você fosse músico ficaria ‘ofendido’ ao ouvir um pedaço de seu trabalho numa obra de arte como Paul’s boutique?

Se sua resposta for sim, melhor ir a outro lugar, pois aqui você não é bem vindo. Se não, junte-se a nós na defesa da música livre. Afinal, ‘sampleando’ o nome de um festival brasileiro, música é alimento pra alma.

Essencial!

Anúncios

3 comentários sobre “Beastie Boys – Paul’s Boutique (1989)

  1. Pingback: Curtis Mayfield – Superfly (1972) « Pequenos Clássicos Perdidos

  2. Pingback: Beastie Boys – Check Your Head (1992) « PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

  3. Pingback: Beck – Odelay (1996) | PEQUENOS CLÁSSICOS PERDIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s